Temas livres e Casos Clínicos

Data limite: 31 de março de 2020

Enviar trabalho

Para gerar o formulário de envio de trabalhos é necessário preencher o cadastro de inscrição. É obrigatória a inscrição de um dos autores no congresso, entretanto o pagamento não precisa ser realizado nesta etapa. Você pode posteriormente voltar a seu cadastro e gerar novo boleto (que terá o valor da tabela de inscrição vigente no ato do pagamento).

Normas Gerais

Somente serão aceitos os trabalhos enviados on-line pelo formulário do site. A data limite é 31 de março de 2020.

Ao cadastrar o trabalho, selecione: CASO CLÍNICO (aberto somente para médicos, residentes e pós-graduandos) ou TRABALHO CIENTÍFICO (aberto inclusive para acadêmicos).

Cada trabalho terá um resumo no formulário online e para E-pôster um arquivo em power point (ppt) enviados ao mesmo tempo. Ao cadastrar o TRABALHO CIENTÍFICO, o autor deve assinalar a forma de apresentação pretendida

  • TEMA LIVRE ORAL
  • E-PÔSTER

Os CASOS CLÍNICOS serão apresentados unicamente da forma ORAL.

A Comissão Científica dará prioridade a sua solicitação, entretanto reserva-se o direito de alterá-la se for necessário. O autor será notificado a tempo de preparar a apresentação. Cada trabalho científico deverá obrigatoriamente ter uma das áreas selecionadas no formulário eletrônico:

  • RELATO DE CASO
  • NÃO RELATO DE CASO

O limite de autores por trabalho é 8 (oito).
Toda a comunicação será através do e-mail do autor correspondente.
Idiomas: Português

TEMA LIVRE ORAL E E-PÔSTER

Resumo: 2.500 caracteres (com espaços), estruturado com:

  • Introdução – informar o objetivo da pesquisa, ressaltando a sua motivação;
  • Métodos – descrever sucintamente o material avaliado e o método empregado em sua avaliação;
  • Resultados – descrever os achados relevantes com dados estatísticos e com a respectiva significância;
  • Conclusões – ressaltar as principais conclusões do estudo.

O programa de submissão dos trabalhos fará a contagem automática dos caracteres do resumo. Gráficos e figuras não serão aceitos no resumo. Campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um asterisco (*) no formulário eletrônico

O resumo poderá ser revisado a qualquer momento desde o início do processo até 31 de março de 2019, data limite para o envio ou até o autor finalizar o trabalho e clicar em ENVIAR.

Atenção: em nenhum momento a equipe do Congresso poderá fazer quaisquer alterações nos trabalhos enviados, nos nomes dos autores e co-autores.

Importante: Além do preenchimento do resumo no formulário eletrônico o autor que optar por apresentação em e-pôster deverá fazer o upload do arquivo do e-pôster na extensão Power Point (ppt) seguindo as seguintes normas:

  • Tamanho máximo: 5 megas
  • Figuras e gráficos podem ser incluídos no slide
  • Layout: slide único no formato retrato
  • Nomear o arquivo com o título do resumo

A apresentação do E-PÔSTER será realizada digitalmente, isto é, os arquivos em Power point dos Pôsteres Eletrônicos (e-pôster) enviados, serão apresentados em monitores de plasma distribuídos pela área do congresso, e não impressos e expostos em painéis.

Ao submeter o trabalho para seleção, os autores autorizam a Comissão Organizadora do SBU 2020 e todos os apoiadores do evento, a publicar ou divulgar o trabalho em âmbito nacional e internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

A Comissão Organizadora reserva o direito de excluir os trabalhos que não seguirem as normas estipuladas para o congresso. Após o término do período de avaliação, os resumos dos trabalhos aceitos estarão disponíveis no site.

CASO CLÍNICO (Médicos, residentes e pós-graduandos)

Cada Caso Clínico só pode ser submetido uma única vez por um dos autores responsáveis, a duplicidade de envio será excluída.

O aceite do convite para apresentação dos casos pelo apresentador/autor implica na autorização da gravação e divulgação pela SBU.

Regras para apresentação de casos clínicos

O limite de autores por caso clínico é 4 (quatro)

Não utilize formalismo científico: introdução, material e método, discussão, bibliografia, etc.

Mande seu caso clínico para discussão. Não se preocupe com revisão científica do caso apresentado. Apenas apresente o caso.  NÃO USE SUA APRESENTAÇÃO PARA MINISTRAR AULA SOBRE O ASSUNTO.

Será obrigatória a divulgação de conflitos de interesse.

Tempo de apresentação e forma de apresentação

Não haverá pausa para discussão do caso. O autor deverá apresentar seu caso de uma forma completa, direta e objetiva em 10 minutos. Em seguida, o caso será discutido em 05 minutos pela banca de discutidores.

Os casos podem ser apresentados com: 

1) História clínica 
2) Imagens (fotos, exames complementares, etc.)
3) Vídeos 
4) Outras formas que o autor preferir considerando as tecnologias disponíveis pela equipe de apoio do Congresso. 
5) Formato: Power Point Deve haver profissionalismo e ética para não divulgar marcas desnecessariamente. Dê preferência para o uso do nome da droga ao invés do nome fantasia/comercial.

ACEITE DOS TRABALHOS

Os trabalhos serão avaliados e selecionados pela Comissão de Temas Livres do Congresso e suas decisões, irrevogáveis.

Os autores receberão por e-mail a notificação de aceitação de trabalho a partir de 30 de abril de 2020.

Enviar trabalho